Ahhh Bolívia o mais belo dos perrengues.

Voltamos essa semana com mais uma história de Perrengues de Viagem. Embarcaremos na viagem do Eric que conta sobre sua ida para Bolívia que já é Perrengue por si só rsrs.

“Chegar ao Salar de Uyuni te garante lindíssimas paisagens no meio do nada, percorrendo aproximadamente 800km de deserto e natureza exorbitante. São 2 Caminhonetes 4×4 com 6 pessoas em cada. Uma caminhonete dando suporte para a outra.

Você pode fazer esse passeio Atacama-Uyuni em 3 dias (ou vice versa). Ou só em uma trip Boliviana. Mas pode fazer também Atacama-Uyuni-Atacama em 4 dias. Fizemos esse passeio ida e volta do Atacama. Iniciamos no Atacama e, 7 dias depois, fomos para a Bolívia. Deixamos nossas malas no próprio Hotel no Atacama para só levar uma pequena mochila suficiente para os 4 dias. Estávamos preparados psicologicamente para passar perrengues. Mas superou minhas expectativas nesse quesito rsrs.

Já tivemos uma leve emoção ao atravessar a fronteira. Mas antes , vale ressaltar que atravessar a fronteira do Chile para a Bolívia é um processo demorado. Você fica numa fila enorme aguardando. Só entra um por vez. Essa fila é ao ar livre. Faça chuva, faça sol, faça frio, muito frio. Fomos em janeiro e pegamos 5 graus em 50 minutos de fila para carimbar o passaporte.
Mas ok, vamos lá. Assim que você passa a fronteira, logo você entra na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. Compra a entrada por 150 pesos bolivianos, que te dá direito à todos os dias do passeio.

Ao abrir a carteira, eu gelei. Só tinha pesos chilenos. Onde coloquei meus pesos bolivianos? Fiquei bem tenso nesse momento, tentando não transparecer isso para o guia. Ou estava na mochila (que eles deixam amarrada lá em cima da caminhonete) ou estava na mala que eu deixei no hotel do Atacama. Que furada.
Falei ao guia que havia deixado o dinheiro boliviano na mochila que estava lá em cima da caminhonete (bom, eu torcia que fosse isso rsrs). Na mesma hora, ele fechou o semblante, bem chateado e disse que iria atrasar o passeio. Com isso, ele ia tirar do bolso dele os 300,00 pesos bolivianos de entrada no parque, referente à minha entrada e da minha esposa. Gelei novamente, né? Pois não sabia se o dinheiro estava ali ou lá no Atacama. Mas, vamos seguir viagem rsrs

No primeiro dia na Bolívia, você pega os lugares mais altos, a 5000mts de altitude. Mal entramos na Reserva, minha esposa começou a enjoar e vomitar. Peguei umas folhas de coca com o guia para dar à ela. Coitado desse guia. Abusamos dele kkkkkkkkkk
Por muita insistência minha, consegui convencer minha a esposa a sair de dentro da caminhonete para curtir os lugares. Ela ficou mal mesmo pois até as piscinas termais, ela queria evitar (algo que ela ama é água a 40°). MAs foi. Passando mal mas foi rsrs.

No fim de tarde, você já vai para o primeiro alojamento. Um quarto para as 6 pessoas da sua caminhonete e sem chuveiro. Nessa hora, minha cabeça estava explodindo. A minha e a dela. Sabia que precisávamos hidratar e comer mas mal conseguíamos ingerir algo de tão mal que eu estávamos. Tomamos chá de coca para tentar dormir.
Mas antes de dormir, eu precisava descobrir se havia dinheiro boliviano ali. Revirei minha mala inteira e estava lá, no bolso escondido no fundo da mala. Ufa. Foi o alívio da noite rs. Paguei logo os 300,00 pesos bolivianos que estávamos devendo ao guia.
Mas voltando ao assunto de ‘Dormir’: era outro pesadelo.

Deitar sua cabeça na altitude é ruim demais. Eu li que era aconselhável dormir com dois travesseiros (coisa inexistente nesse alojamento). Para melhorar a pressão na cabeça, eu tentava dormir sentado. Acordei toda dolorido da posição mal dormida.

Segundo dia de passeio. Minha esposa com mais vômito, mais dor de cabeça mais enjoo. Mais paisagens lindas. Mais folhas de coca etc. Eu estava começando a ficar melhor da dor de cabeça.
Nesse segundo alojamento, no fim do dia, você dorme num hostel de sal com direito a quarto duplo e banho quente por 15 minutos. Foi a glória rsrs. Acho que era isso que minha esposa precisava. E a partir do segundo dia, a altitude é mais baixa, em torno de 3800mts. Ela dormiu melhor. Acordou melhor. Em compensação, foi o inverso pra mim. Tive uma noite péssima e ainda acordei com febre.

Terceiro dia de passeio. Era O DIA! O dia de conhecer o Salar de Uyuni. Estava frio demais. Em janeiro, pleno verão, é época de chuva, é quando se forma aquele famoso espelho d’água que reflete o céu.

É lindo demais. E foi tenso conseguir sair de dentro da caminhonete para colocar o pé naquelas poças geladas de água. Ardendo em febre. Nenhum remédio baixava suficiente minha temperatura corporal. Fiquei deitado direto lá dentro do transporte. Mal saí para passear no Cemitério de trens e na feirinha. Só saí mesmo para o Salar porque eu realmente gostaria de conhecer. Precisava fazer valer todo o sacrifício desses dias, né? rs

Terceira noite, sem chuveiro, sem conforto para dormir, e a noite mais fria na Bolívia. E era o alojamento mais sujo de todos que dormimos.
Quarto e último dia, retornando ao Atacama, voltando àquela altitude do primeiro dia, minha cabeça voltou a doer. Minha esposa e eu ficamos super arriados no último dia da Bolívia. É o mais tenso, onde você passa muito mais tempo na estrada (sem asfalto, sacolejando muito).

Mas enfim, acabou. Foram 4 dias passando mal com a altitude. Levamos remédio para dor de cabeça e enjôos. Mascamos muita folha de coca. Hidratamos muito. Mesmo assim, a dor de cabeça, o enjôo e o vômito nos atingiu. Viemos de 7 dias no Atacama, bem aclimatados já, mas chegar a 5000 metros de altitude foi muito ruim. Nosso corpo não reagiu muito bem.
Ficamos os 4 dias passando mal mas fizemos todos os passeios. Mas sim, valeu. Super valeu. Mas eu pensaria duas vezes se precisasse repetir o passeio.

DICA: Leve remédios bem fortes para o caso de passar mal com a altitude. Eu me arrependo de ter levado remédios leves. Mas não me arrependo de ter feito este passeio.
OBS: Não vi nenhum viajante com crianças. Quase nenhum idoso.

Vá preparado psicologicamente:
Você não tem chuveiro em 2 ou 3 noites. Aproveite o único chuveiro no único dia que conseguir. Levamos lenço umedecido e usamos bastante. Banheiro durante o dia é a natureza, portanto leve seu papel e sacola de plástico para recolher.
A comida é básica. Muito enlatado. E você vai parar para comer em qualquer lugar.
Os alojamentos são sujos. Durma enrolada nas suas roupas.