Uyuni x Atacama

TRAVESSIA ATACAMA – UYUNI – ATACAMA:

Salar de Uyuni: o maior deserto de sal do mundo. Coloque na sua lista de desejos. Você pode visitar em sua trip pela Bolívia ou pelo Atacama, pois essa proximidade no mapa facilita a logística.

Por que fazer essa travessia?

Os passeios são vendidos somente de 2 ou 3 noites. O de 2 noites só para quem vai fazer só um trajeto (Ou começa no Atacama e termina no centro de Uyuni. Ou começa no centro de Uyuni e termina no Atacama). Já o de 3 noites, é para quem quer fazer ida e volta do Atacama (que foi o nosso caso e foi ótimo). Não há outras escolhas de quantidade de noites, outros trajetos etc.

Como fazer a travessia?

Muitas empresas oferecem esse trajeto. Com pequenas variações de preços (vai depender do conforto das acomodações e da qualidade das refeições).

Recebemos indicação de 2 empresas na época. A maioria das pessoas que conhecemos, haviam fechado essa travessia com a Cordillera Traveller. E uma única pessoa nos indicou a Expediciones Estrella Del Sur.

Acabamos fechando com essa segunda opção, que tem base no Atacama e no centro de Uyuni.

Como nosso tempo estava contado certinho, resolvemos fechar com antecedência. Por e-mail, aqui no Brasil mesmo, uns 4 meses antes. Não pagamos sinal de entrada. Foi tudo combinado por e-mail dizendo que eu deveria acertar o valor até 5 dias antes do dia combinado da travessia, pessoalmente. Só depois de combinar as datas desta travessia, que fechamos as hospedagens no Atacama.

Outras várias agências também fazem este trajeto fechando lá na hora.Mas fica a seu critério. Achamos mais cômodo fazer deste jeito pois assim, facilitou a logística.

Escolhemos ficar 5 dias no Atacama, fazer a travessia ao Uyuni e retornar para mais 2 dias no Atacama, ficando na mesma hospedagem.

Essa travessia de 4 dias é um pouco cansativa. Você dorme cada noite em um alojamento diferente. Então levamos uma pequena mochila para nos abrigar por estes 4 dias. A nossa mala com tudo o que não usaríamos, ficou lá no guarda malas da hospedagem do Atacama que escolhemos passar o período de 5 dias e também os dias restantes pós Uyuni. Assim, ficou menos tralha pra montar e desmontar todo o dia na Bolívia.

Pagamos 200 dólares por pessoa (valor referente à janeiro/2017) que inclui o transporte ida e volta (Atacama-Uyuni-Atacama), todos os deslocamentos, as 3 noites no deserto de sal e todas as refeições. Eles te aconselham a separar uma média de 250 a 300 pesos bolivianos (a entrada no Parque nacional já custa em torno de 150 pesos bolivianos por pessoa). Caso você queira comprar bugigangas e uma ou outra cervejinha (que não inclui no pacote), este dinheiro vai ser útil.

No verão, nós pegamos 5°C de temperatura mais alta. No inverno, você pegará temperaturas negativas.

Entre janeiro e março, é época de chuva e você corre o risco de ver o Salar de Uyuni com poças d’água que refletem o céu . Mas, se chover muito, nem a caminhonete consegue passar por conta do alagamento.

O restante do período do ano, você pegará as paisagens de imensidão branca que dão belíssimas fotos com aquele efeito de ilusão óptica.

O que levar para a travessia?

Quesito número 1 e imprescindível: 5l de água. Você ficará no meio do nada precisando hidratar.

Não se esqueça que no primeiro dia você chegará a 5000 metros de altitude. O primeiro dia que é bem ruim. Depois melhora.

Separe bons medicamentos para dor de cabeça forte, enjoos, vômitos e diarreias.

Você estará em locais bem simples na Bolívia. A comida é toda cozida e/ou enlatada.

Lenços umedecidos. São excelentes para aliviar a sua pele cheia de sal. Além de ajudar na sua higiene pessoal. Pode ser que uma noite você não tenha chuveiro e o lenço vai ajudar muito. Além de que, o dia inteiro você roda ao ar livre, sem local para ir ao banheiro.

Óculos de sol, boné, protetor solar, desodorantes, kit primeiros socorros, hidratante corporal e labial, neosoro, blusa e calça térmica, toucas, luvas, cachecol. Se preferir, leve seu saco de dormir (nós não levamos nem alugamos, mas dormíamos com o casacão que nos servia para evitar que encostasse naqueles lençóis meio sujos.

Eu passei muito mal com a altitude. A cabeça parecia que ia explodir e as noites foram mal dormidas. Fui aconselhada a colocar dois travesseiros para a cabeça ficar mais alta, mas só melhorava quando eu ficava sentada. Tive vômitos e enjoos. Mas teve gente no grupo que não sentiu nada. Cada organismo reage de um jeito.

Vale a pena?

Vai ser sua maior experiência de viagem. Experiência de vida mesmo. Você fica sem conexão com o mundo por 4 dias. Você vai dormir em alojamentos simples com 6 pessoas do grupo formado pela agencia. Procurará alguma coisa para se entreter (um dos viajantes da nossa caminhonete levou um instrumento musical e outro levou cartas para jogar).

Você verá as paisagens mais lindas do mundo. Mas vai amar tudo! Porque cada dia é um lugar mais lindo que o outro. Mesmo tendo passado mal com a altitude, amamos conhecer essa imensidão branca que é o Salar de Uyuni.

Clique aqui para pegar o nosso roteiro no Deserto do Atacama.

Uma OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nunca viajar sem SEGURO VIAGEM.

Somos parceiros Seguro Promo e temos desconto para você. Só clicar aqui para garantir o desconto na sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *