Um castelo para lá de estranho!

Isto aconteceu durante a Copa de 98 na França.

Eu nunca viajo com agências de viagem porque eu gosto de planejar com antecedência os passeios, os hotéis, voos etc.
Então, fiz reservas aéreas, castelo na região de Loire, trem TGV, e todos os hotéis nas cidades onde o Brasil iria jogar…tudo certo.

Depois que eu já tinha organizado quase tudo, minha esposa me pediu para fazer uma reserva em um castelo na região de Bordeaux e Perigord , na Aquitania, onde passa o Rio Dordonhe.

Chegou o dia da viagem e  lá fomos nós. Saímos de Bordeaux de carro e fomos para o tal Castelo. Lembrando que na época não existia” Wase”! Fomos com mapa de papel mesmo!

A estrada foi ficando mais estreita e entramos numa secundária no meio de uma floresta , isto lá pelas 20 horas no verão e ainda com sol. No meio da floresta me perdi, e ao cruzar com um trator, tentei pedir informações sobre o local exato do castelo… 

Ele disse para segui-lo até a sua cabana…

Chegando lá, apareceram uns 3 cães fila enormes latindo sem parar.Eu desci até o interior da cabana para ele mostrar mapa da região onde estávamos…

A minha esposa ficou aflita, e nem desligou o motor do carro , com medo dos cachorros e por eu ter demorado para voltar…Voltei e retomei o caminha certo.Nesta hora, já estava no crepúsculo e quando chegamos no castelo já estava escuro e com iluminação só da lua.

Escutei uns uividos que de longe, pareciam ser de lobos… O dono veio nos receber e disse que estava nis esperando para o “SOUPER”! Entendi que era para comermos e quando disse que agradecia, mas nós já havíamos jantado mais cedo, notei uma certa surpresa na expressão do senhor…Bem, 

Então veio uma senhorinha, de uns 70 anos, baixinha e magrinha e praticamente levou as todas as nossas malas juntas para o quarto, que era numa torre, ao lado do corpo central do castelo. Subimos uma escada em caracol, que no meio dela ,tinha uma cabeça de uma caveira, com uma vela para iluminação da escada.

Ao chegarmos no quarto, constatamos que o castelo era MUITO MAIS ANTIGO que esperávamos! Cama de “DOSSEL” móveis e ambiente diferente do Castelo de ROCHERCOBON no Vale do Loire, onde tínhamos ficado dias atrás.

Castelo este do século 18 , luxuosíssimo,que veio a ser a melhor estadia que tive até hoje! Bem, voltando, diante da nossa decepção com a data do castelo, do século 15, começamos a ver se no quarto teria alguma “passagem secreta” digna de um filme de suspense ..

Abrimos os armários e verificamos os fundos. Antes disso, combinei que iria até o corpo principal , para pedir um copo de água , mas seria para ver de perto outros detalhes do local,

Ao entrar, vi uma mesa bem longa, com várias pessoa sentadas e pensei:  “grande a família deles”.

Retornei para o quarto e quando estava contando os detalhes para a minha esposa, bateram na nossa porta.. A minha esposa foi atender e só escutei um “grito” dela!

Era uma pessoa vestida de uma maneira bem estranha com um face bem pálida , perguntando se não queríamos uma “sobremesa” por não termos jantado. Agradecemos,e declinamos a oferta..

Fomos tomar banho e o banheiro era super limpo, mas também muito antigo…Depois disso tomamos a decisão de não ficar os três dias reservados…

Iríamos embora no dia seguinte…Acordamos, e o café da manhã foi servido em um salão do castelo principal, naquela mesa bem grande que tinha visto antes, na noite anterior..

Aquela ”senhorinha”, a das malas veio nos servir um belíssimo café da manhã, que pelo horário achei que a família já tivesse tomado. Em seguida apareceu o “dono”, e demos uma desculpa qualquer para dizer que iríamos embora após o café.

Acho que ele percebeu algo ,e disse que lamentava , mas não haveria nenhum problema. E aí, foi nos mostrando os objetos deste salão.

Havia a “armadura medieval “ em tamanho natural em pé. Ele levantou a parte de frente da cabeça e dentro tinha uma cabeça de esqueleto!! Ele então disse, em francês algo que não havia entendido, e depois repetindo em espanhol,..

É a cabeça do último hóspede” Na parede , tinha pendurado, o seu retrato pintado com uma estranhíssima “mão de ferro”!

Nos levou até seu escritório, onde tinham várias estantes, cheias de “soldadinhos de chumbo”, em várias posições de combate! Na visita ao exterior da propriedade, ele nos mostrou, uns estragos feito .,.

PELOS CRUZADOS” que invadiram o castelo no ano de 1450!!! Arrumamos as nossa malas e fomos embora rapidinho…

Meses depois , já aqui em São Paulo, estava assistindo a um programa na tv a cabo , TRAVEL CHANNEL, e aparece um vídeo sobre um local muito procurado por turistas do mundo inteiro, onde é servido uma CEIA (Supper) com vários pratos de caça, pratos de peixes e de suínos, tudo harmonizado com os bons vinhos Bordeaux em ambiente medieval com as pessoas vestidas a caracter!

E então aparece o bom velhinho, da mão de ferro, e é sim, era lá mesmo! Aquelas pessoas que tinha visto na noite que chegamos, não eram parentes, e sim hóspedes de várias partes do mundo, que foram especialmente para lá, para apreciar estes pratos e vinhos…

-A MINHA ESPOSA ME PEDIU PARA RESERVAR E NUNCA COMENTOU O PORQUê DESTE LUGAR SER TÃO PROCURADO!!!

Imagine qual foi a minha frustração… Que arrependimento.

PERRENGUE TOTAL. 

DICA: Pesquisa a parte histórica de todos os lugares que você vai viajar para não voltar arrependido pelo o quê poderia ter aproveitado mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário