“Véspera de Natal do ano passado fomos para NY para amanhecer no dia do Natal na Cidade que nunca dorme. Enfim.. Planejamos com antecedência pois é uma data muito disputada para estar por lá.
Sempre que vou para NY fico em hotel, mas desta vez, decidimos alugar um airbnb num apartamento deslumbrante em frente ao Central Park. Um sonho para mim! Ter um apartamento em NY só para nós e com vista para o Central Park. O que mais poderia querer?
Well, o que era um sonho virou pesadelo.
Chegamos em NY na manhã do dia 24, fomos direto ao apartamento e pegamos as chaves com o proprietário. Até aí tudo divino. Apartamento era ainda mais lindo que nas fotos, último andar, vista panorâmica; perfeito!
Arrumamos as malas lá no apartamento e saímos para almoçar.
Ao retornarmos, o porteiro nos barrou e disse que só poderíamos entrar no apartamento com o proprietário. Sendo que o proprietário já estava no trem a caminho de Boston e não estava atendendo ao celular.
Foi aí que começou o perrengue: eu fiquei desesperada. Todas as nossas coisas no apartamento e sem conseguir contato com o proprietário.
Eis que desce um morador do prédio, que além de ser extremamente grosso, foi extremamente preconceituoso, já que éramos eu e minha esposa. Já elevando a voz ele disse que era para saírmos do prédio dele pois não éramos bem-vindas (tanto por ser aibnb e por sermos um casal do mesmo sexo).
Eu tentei respirar fundo e manter a calma e entrei em contato com o airbnb, que não me deu assistência de imediato.
Com o tom agressivo do morador, decidi ligar para a polícia, pois naquele momento eu só queria as minhas malas e ir embora de lá.
Quando a polícia chegou, o cara “fugiu”, e aí sim o policial me explicou que airbnb só é permitido em Manhattan se o proprietário do apartamento também estiver presente (na opção “quarto compartilhado”) ou se o imóvel for ficar alugado por mais de 30 dias.
Resumindo: não existe aluguel de apartamento ou casa toda por um período menor que 30 dias, pois é contra a lei. Mas você vai achar vários no Airbnb, o que acho um absurdo. Se os proprietários sabem que é proibido, eles não deveriam permitir alugar por menos de 30 dias ou então ser honesto e dizer os riscos que correm caso algum morador denuncie.
A nossa sorte foi que o policial entendeu a situação e subiu conosco até o apartamento e nos permitiu retirar todas as nossas coisas. Pelo que compreendi, o proprietário iria receber uma multa e o Airbnb nos deu o dinheiro de volta.
E o que houve com a gente depois de tudo isso? Bom, como moramos apenas 3 horas de carro de lá (e fomos de carro), guardamos nossas coisas na mala, achamos um estacionamento privado para o dia todo e fomos ver a decoração de Natal. Estávamos planejando voltar para casa, e antes de ir pegar o carro, eu precisei ir ao banheiro e entrei em um hotel. Decidi perguntar se havia algum quarto disponível e para a nossa sorte (e azar de outra família que não pode voar para NY por conta do tempo onde eles estavam), havia um cancelamento e conseguimos um quarto. Digo que foi o nosso milagre natalino.
Foi um perrengue com final feliz, mas penso o que aconteceria se fosse com alguém que more em outro país ou em outro estado e que não teria a facilidade de voltar para casa ou pagar pelo hotel durante toda a estadia, já que o airbnb saiu muito mais em conta.
Portanto muito cuidado com airbnb. Verifique as leis em cada lugar. Pesquisem antes se o local onde estão procurando é permitido, pois depois disso ouvi vários casos de pessoas que foram despejadas no meio da noite ou que não conseguiram retirar as coisas do apartamento.
Só em um grupo que participo, de NY, foram mais de 30 pessoas que passaram pelo mesmo perrengue.
Bom , fica o aprendizado e que essa informção possa ajudar muitas outras pessoas.
Apesar de achar errado a plataforma airbnb permitir o aluguel por menos de 30 dias no ”Espaço Inteiro”, também foi culpa minha que deveria ter me informado melhor. Hoje em dia eu pesquiso antes de fechar qualquer coisa.
BARATEAR:
Qualquer link que você clicar aqui neste blog (aluguel de carro, hospedagem, seguro viagem, voo mais barato etc), tem algum desconto nas suas cotações. Só fechar com esses links disponíveis. porque isso também ajuda o blog a monetizar e sempre atualizar informações.
Chocada com o airbnb… eles devem se responsabilizar por isso! Se no local so pode locar por no mínimo 30 dias, então que coloquem um filtro pra quem optar por estadias inferiores a 30 dias… o proprietario tb pode nao saber disso, o airbnb é responsável solidario.