Quando o “mimiques” é melhor que o inglês, na China.

Esse Perrengue é pra quem sabe que muitas vezes a mímica vai funcionar melhor que o inglês. Mas, em outras vezes, fazer uma mímica de um jeito pode soar desrespeitoso em um país com uma cultura bem diferente da nossa.

Desembarcamos essa semana com mais uma sensacional história de “perrengues de viagem”. Desta vez, viajamos com o Leslie cruzando o globo e aterrizamos em meio a Olimpíadas da China! Apertem os cintos e vamos lá…

“Eu tive vários perrengues de viagens na minha vida. Um deles foi na China, durante as Olimpíadas de 2008. Fomos a um restaurante chinês (Muito bem localizado por sinal, em área de turismo, como se fosse na em Copacabana pra quem está no RJ) . E é claro, onde ninguém, ninguém mesmo falava outra língua além do que o chinês.

O cardápio era todo em chinês, sem desenhos ou fotografias. Não tinha em outro idioma (mesmo estando na bolha turística heim).

Certa hora, pedi a uma garçonete (em Inglês):

Mineral water, please…. 

Ela nem se mexeu. Continuou olhando para mim como estátua. Pedi de novo:

– Mineral water, please… 

Nada ! Até que resolvi fazer gestos – water foi fácil…. Ela, surpreendentemente, entendeu o que era water.

E como eu poderia dizer mineral, ou seja, com gás ? Tive uma idéia de gênio: fiz com as mãos gestos e complementei com a boca os sons de bolhas  (blololololo, blolololololo)….

Aí foi fácil. Ela sorriu como se tivesse entendido tudo. Fiquei aliviado, pois a comida apimentada estava queimando minha língua…. aguardava ansioso para beber água mineral com gás, geladinha..

Trinta segundos após ela voltou. Sabem com o que ?

Com um pote de água fervendo !!… Cheio de bolhinhas…..Afinal, por lá, é um costume ter água fervendo na mesa.

Mineral water ……  🙁

Só que não! “

PERRENGUES EVITÁVEIS:

Cuidado com certas mímicas ou até mesmo pronuncias em culturas diferentes da nossa! Vale a pena evitar a mímica e tentar se comunicar nem que seja com o Google tradutor (que funciona bem em modo off line caso você baixe antes de viajar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *