Perrengues Uyuni

Salar de Uyuni, terra dos perrengues!

Você fecha um passeio com a agência para fazer a travessia Atacama-Uyuni-Atacama e seu passeio é vendido com banho e bons alojamentos. Você chega lá e vê que a realidade é outra. No meio do nada, sem sinal, sem comunicação, nos resta passar Perrengues de Viagem. Olha como foi que aconteceu com a Bruna e sua amiga Paula.

“Fui com minha amiga para o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.

O Perrengue já começou ao trocar nossos reais por pesos chilenos. Estávamos nos sentindo ricas. Porque, pelas contas, tínhamos muito mais dinheiro do que imaginávamos na hora de fazer o cálculo do câmbio. A empresa acabou nos dando a mais. E só depois de um dia inteiro que conseguiram nos contactar para que devolvêssemos o dinheiro a mais. Era MUITO mais.
No primeiro dia, assim que chegamos no Atacama, ficamos pesquisando as agências na Caracoles. Indo de agência em agência , tentando barganhar. Eu estava com minha bolsinha com dinheiro e meu cartão de crédito. Acabei perdendo exatamente essa bolsinha. Fiquei lisa.
Estávamos de manhã achando que estávamos ricas até a agência de câmbio nos pedir para devolver o dinheiro a mais e logo em seguido eu ainda perco meu dinheiro e cartão de crédito. Imagine a decepção.
Tive que ir no banco sacar dinheiro. Mas enfim, vida que segue. Conseguimos fechar os passeios. Inclusive a travessia Atacama-Uyuni-Atacama.
A agência nos informou que não ficaríamos no refúgio na Bolívia que não tem onde tomar banho e não tem roupa de cama. Ela nos garantiu que teríamos banho todos os dias. Fomos enganadas. E lá no Uyuni não tem nenhum sinal de telefone, nem wi-fi. Então, a gente fica incomunicável, sem chance de reivindicar com a empresa. Não tínhamos saco de dormir. Acabamos conseguindo saco de dormir emprestado (bem podre rsrs). Fiquei tão traumatizada e tensa de pegar algo ali, que acabei nem dormindo direito.  Tinha sangue no edredon, areia no quarto etc.
Ficamos no refeitório brincando de mímica com nossos novos amigos na 4×4. Todos querendo espantar a falta de sono. Só cochilamos quando faltava mais ou menos 1h e meia pra levantar pro passeio do dia seguinte.
Enfim, depois do perrengue, de volta ao Atacama, fomos direto para agência e reclamamos de ter sido enganadas.
Eles acabaram devolvendo parte do dinheiro . Foi pouco. Mas alguma coisa retornou pra gente pelo menos.
E no fim, valeu a pena.”
DICA: Vá preparado para o maior dos Perrengues na travessia do Salar de Uyuni. Você passa por lugares lindos e realmente pobres. Pouca infra estrutura. Leve seu saco de dormir. Leve lenços umedecidos (vai ajudar muito nos locais que não possuem chuveiro). Leve seus remédios. Esqueça sinal de wi-fi e telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *