Uma noite fora do aeroporto!

Viajar para Austrália requer voos longos.

Mas nem sempre há glamour por trás de algumas conexões.

Olha esse perrengue de quem foi para seu intercâmbio e acabou dormindo do lado de fora em uma das conexões.

“Nossa jornada para o intercâmbio em Gold Coast teve inicio no dia 02 de setembro. Nossos voos seriam da seguinte maneira:

02 de setembro 05h, saindo do Rio e chegando em Santiago às 09h55min.

02 de setembro 13:30 saindo de Santiago (horário local) saindo de lá e chegando em Sydney dia 03 de setembro às 16h50min (Horário local).

E por fim 03 de setembro, saindo de Sydney às 18h20min e chegando a Gold Coast no mesmo dia às 19h45min.

ufa. 3 voos depois para chegar no destino final.

Sabíamos que a conexão estava apertada mas a ideia era correr e tentar embarcar. Inclusive pagamos extra USD 60,00 para marcar assento mais a frente, para tentar desembarcar mais rápido.

O voo para o Chile foi Ok, tudo em ordem e no tempo certo. Mas na hora de embarcar no imenso avião rumo a Sydney vimos que o processo estava meio lento e eram muitos passageiros.

Tudo bem, fazer o quê, né?

Enfim, embarcamos e o voo que deveria sair às 13h30min, acabou saindo às 14h20min.

A viagem era longa. Dormimos muito e só acordávamos para comer (Lunch, refreshment e dinner).

As coisas continuaram a piorar: ainda durante o voo, a própria cia aérea trocou nossa conexão (alterando para um voo saindo às 19h20min ao invés de 18h20min).

Enfim, ao chegar em Sydney e já um problema: um passageiro passou mal e ficamos aguardando uma equipe médica atendê-lo. Só depois disso que fomos autorizados a deixar o avião. Mas aí já eram 18h. Começamos a ficar preocupados. Nós literalmente corremos. Fomos praticamente os primeiros na imigração. Documentos ok. Depois corremos para pegar as malas e passar pelo outro setor, já que declaramos algumas coisas no incoming passanger card. Tivemos de responder algumas perguntas, mas foi bem rápido que esperávamos.

Enfim, fomos fazer o check no outro terminal. Ao chegarmos lá no balcão, a recepcionista nos informou que seria impossível fazer o check in ali. Deveríamos ir ao Terminal 2 ao invés do Terminal 1.

Só um porém: para a nossa surpresa, só dava para fazer essa troca de Terminal via ônibus ou táxi. Corremos muito, tipo Usain Bolt mas só que carregando 4 malas mais 2 bagagens de mão.

Pagamos AUD50 no táxi. Chegamos lá no Terminal 2 e?

Não poderíamos embarcar ali. Tínhamos que ir ao Terminal 3. aff

Perguntamos para eles o que poderiam fazer por nós. Mas nada.

Lá fomos nós dois, pelas ruas de Sydney arrastando as malas. Enfim, no Terminal 3, explicamos toda a nossa situação e a atendente disse que não havia mais nenhum voo naquele dia para o nosso destino final (Gold Coast).

Como só teria voo no dia seguinte, às 9h45min, a atendente ia tentar alguma reserva de hotel. Mas claro que não conseguiu. Afinal o voo saiu. Nós é que perdemos a conexão. Nós estávamos exaustos por conta dos longos voos e por conta dessa adrenalina toda. O cansaço era tão grande que nem tínhamos força para brigar por essa hospedagem.

Aí começamos a ver preços por hotéis próximos e estavam meio salgados para o nosso bolso.

Sentamos num banco dentro do T3 para decidir o que fazer. Meu marido insistia em ir a um hotel. Eu nem conseguia pensar, só queria dormir. Enfim, decidimos ir ao Terminal 2 que era o mais movimentado para dormir por ali mesmo. Mas eis que descobrimos que o aeroporto fecha às 23h e reabre às 4h da manhã. Ou seja, dentro do aeroporto não poderíamos ficar.

E agora? Bem, tivemos que sair do T2 e ficar num banquinho de alumínio na porta do terminal. Sim, isso mesmo, do lado de fora.

Vestimos nossos casacos e lá ficamos aguardando. Foi ficando cada vez mais frio. Foi tenso. Consegui cochilar um pouco mas meu marido ficou acordado. O frio só piorava e não havia ninguém por perto. Ficamos até às 4h ali ao relento.

Foi maravilhoso poder voltar pra dentro do terminal, pra dormir mais um pouco mesmo dentro do terminal. Pelo menos, aquecia um pouco. Mas continuávamos a tremer as mãos, mesmo não estando frio lá dentro. Me senti Tom Hanks naquele filme “O Terminal”.

Enfim quando deu 08 horas, fomos T3 fazer o check-in na máquina. Pegamos o boarding pass e colocamos a bagagem no bag drop e, finalmente, entramos para embarcar. Chegamos enfim a Gold Coast no dia 04 de setembro e, apesar de todo esse perrengue pra chegar, amamos o lugar e o povo daqui.”

PERRENGUES EVITÁVEIS:

-Antes de viajar, confira o horário de funcionamento de todos os aeroportos das suas conexões.