Excesso de bagagem ao “preço de uma passagem”.

Já viajei para Turquia 3 vezes, mas minha última viagem fiquei por lá 1 ano e 3 meses e voltando para o Brasil foi a viagem mais complicada que já fiz. 

Começando no dia de comprar a passagem de volta para o brasil. Eu estava em uma outra cidade da Turquia e tinha que pegar um voo doméstico para Istambul, Comprei 30 dias antes uma passagem de Izmir com conexão em Istambul + 2 conexão prolongada em Portugal e meu destino final Recife. 

Seria um único pagamento já incluindo as malas, onde eu pegaria as malas novamente só em Portugal. Porque dentro da Turquia (entre o voo doméstico e o internacional para Portugal) já estava incluso o valor da bagagem que eu teria que pagar. 

Quando fui para Turquia eu tinha direita a duas malas de 31 quilos cada. Na volta já tinham mudado as regras sobre peso da bagagem e eu só tinha direito pra despachar 20 quilos.

Ou seja: tive que pagar excesso de bagagem.

 Eu estava com uma mala de 30 quilos mais uma bolsa com 8 quilos e mais uma mochila nas costas com mais 10 kilos. 

Nesse momento que começa meu tormento.

 Na hora do check-in mudaram minha passagem dizendo que eu não poderia despachar a mala e pegar somente em Portugal, eu teria que pegar em Istambul e despachar novamente, mas se eu pagasse 1300 lira turca eu pegaria as malas no meu destino final. Eu não aceitei e assim tive que pagar excesso da franquia voo doméstico 142 lira turca para pegar em Istambul e despachar para meu destino final. 

Eu já estava nervosa porque eu tinha comprado a passagem com direito a despachar a mala e pegar somente em Portugal e eu pagaria só 2 vezes, mas não foi o que aconteceu. 

Tudo parecia andar bem. Envelopei a mala e despachei duas malas pagando o excesso.

Ao chegar em Istambul tive minha segunda surpresa: minha mala estava toda quebrada. Eu quase morri sem acreditar. Afinal, paguei para envelopar e ainda assim  foi quebrada.

Fui até o setor dentro do aeroporto que faz a ocorrência e só me deram um papel, mandaram tirar foto e enviar para um e-mail. Já fiz inúmeras vezes e não recebi nenhuma resposta até hoje 9e isso já fazem 4 meses).

Seguindo viagem, fui despachar as malas no voo internacional e me cobraram 490 lira turca com direito a retirar somente no meu destino final Recife e esse valor seria para despachar somente a mala grande de 30 kg, o valor é do excesso de 10 kg, a bolsa de 8 kg não me deixaram despachar e tive que levar na cabine com mais uma mochila de 10 kg. Não estava feliz mas fazer o quê?

Me deram 3 recibos de pagamento e disseram que em Portugal eu teria que apresentar os recibos para comprovar que já estava pago até o destino final. Continuei quase morrendo de tanto peso porque não encontrava nenhum carrinho desocupado e finalmente embarquei para Porto ( Portugal).

Pensando que teria um voo tranquilo, mas tinham dois times de futebol infantil. Logo ao meu lado sentaram dois meninos e eles não parava de conversar. Eles jogavam e quando perdiam, ficavam irritados e acabava me dando cotovelada. Ou seja: passei a viagem toda tentando dormir mas só levava cotovelada. Eu já estava quase chegando no ponto de dar uma de louca lá dentro e finalmente chegamos em Porto.

Quando fui pegar meu terceiro voo em  com conexão em Lisboa tive a terceira surpresa: me cobraram novamente pela mesmo excesso de bagagem que em Istambul já tinham me cobrado mas por erro do atendente ele tinha que me dar 4 recibos, mas me deu somente 3. Esse recibo que ficou faltando era o que ficaria com a TAP como comprovante de pagamento e em Istambul me cobraram mas não me deram o recibo correto e tive que pagar 95 euros para retirar a mala no destino final.

Quase pirei mas paguei e fui para Lisboa.

Em Lisboa peguei o voo para recife e vem a 4° surpresa: meu bilhete que comprei para voar pela TAP Portugal, mas quando chegamos no avião eu pensei que estava no avião errado pois não tinha nenhum nome do lado de fora. Parecia que pegaram um avião antigo e pintaram. Quando entrei no avião pensei que estava em um filme antigo, não parecia real. Dentro só tinha um televisor lá na frente e nem funcionava, para ter alguma mídia nos ofereceram Tablet com 5 filmes somente, as poltronas muito duras só tinha um pedaço de pano em TNT com o nome TAP (as cores azul e branco estavam muito diferente das cores atuais),  as roupas dos comissários, etc.

Eu só pensava: “meu Deus realmente, estamos participando de algum filme antigo kkkkk”

E para piorar, quando o avião levanta voo o bagageiro começou estalar igual aqueles casarões de filme de terror. Arregalei o olho para cima e comecei a rezar.

Pra piorar, o piloto fala que teríamos turbulência. Não pensei em mais nada, só queria ouvir que estava chegando em Recife e Graças a Deus chegamos, inteiros;

Ouvi muitas pessoas falando o quanto rezaram. Acredito que nossas orações nos levou. Bem! Minha viagem ainda não terminou porque em Recife tive que pegar um transporte até a cidade que moro que fica a 5 horas de estrada.

E, para minha última surpresa, o rapaz do transporte me cobrou 20 reais pelas as malas fora o valor da passagem e enfim cheguei em casa. Sempre fiz esse mesmo trajeto nunca paguei excesso, nunca tive esse problema e levava muito mais peso. O que gastei pagando pelas malas que tinha menos peso do que levei saiu quase no mesmo valor convertendo para Real do meu bilhete de Istambul para recife. Mesmo se me disserem que tenho direito à 50 kg, Nunca mais quero viajar com mais que 10 kg. Ficou de lição.

Esse foi meu perrengue mais difícil, nem sei que título dar para esse perrengue mas espero que sirva para as pessoas que adoram levar muitas coisas na mala e fica a lição para levar somente o necessário. O excesso que você paga poderia gastar fazendo uma outra viagem

DICA: 1- Mala Minimalista SEMPRE!

OU 2- Invista em uma BALANÇA DE MÃO para levar em suas viagens e ter certeza do peso das malas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *